Massabi

Massabi
Aquartelamento do Massábi

COMPANHIA DE CAVALARIA 3419

Este blogue é destinado e dedicado especialmente a todos os ex-militares da c. cav. 3419, que prestaram serviço militar obrigatório nos anos de 1971 a 1973, em plena Floresta do Maiombe - CHIMBETE e MASSABI.
Tem como principal finalidade a partilha, o reencontro e o reactivar de contactos entre os que desejam, de algum modo, recordar o passado. Porque recordar é viver, vamos procurar obter e dar novas sobre quantos compartilharam aqueles dois anos (mais mata bicho) do melhor período das nossas vidas.
Nos encontros que anualmente se realizam temos encontrado muitos velhos amigos mas também verificado muitas ausências. Algumas destas ausências sabemos que, infelizmente, são irreversíveis mas todas as outras, vamos tentar novamente reencontrar.
A ideia deste blogue está ainda a dar os primeiros passos, que são sempre os mais difíceis, por isso quem quiser colaborar e tiver fotos interessantes, sobretudo de grupo, é só enviar-me para serem colocadas no álbum. A ideia é apanhar a malta toda! Nas fotos enviadas é importante fazer a identificação dos “cromos” pois os meus neurónios já começam a dar indicações de algum desgaste e, embora reconheça as pessoas, nem sempre as consigo identificar pelo nome.
Quem quiser publicar algum artigo tem o blogue à disposição, envia-me por e-mail e tratarei de o publicar. Fico grato a todos quantos queiram colaborar e tornar melhor este blogue, enviando-me o número dos vossos contactos, fotografias e relatos de histórias vividas.

Um abraço

Enf.Alcides Silva

Vila Real

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

COMENTÁRIO AO ENCONTRO CONVIVIO 2010

Lisboa, 18/11/2010




Camaradas

Encontros de comemoração são sempre lugares de emoções, alegria, saudades enfim uma série de sentimentos que se misturam e que dizem bem daquele desejo “invisível” de estarmos juntos, de nos vermos, abraçar-nos, de sentirmos quão importante é até para a nossa identidade, trocarmos impressões sobre a vida, sobre a família, o trabalho e recordar os bons e os maus momentos que passámos em Angola.

Porém, quis Deus que alguns se fossem prematuramente apeando deste imenso “autocarro” que é a vida e de cujas janelas vamos podendo ver o tempo passar, os filhos crescer e ao mesmo tempo cuidarmos da memória, sem a qual a nossa existência seria vazia e até desprovida de sentido.

Por tudo isto a ida ao cemitério de Alcaravela constituiu um importante marco na vida da Companhia de Cavalaria 3419, que alguns, felizmente muitos, querem que se mantenha viva e presente. Ao homenagearmos os nossos mortos estamos a vincar bem um nobre sentimento militar de que “nunca se abandona um Camarada”. Assim, aquele “encontro” com o soldado Celestino Bento foi talvez o episódio mais bonito de todos os vivenciados pelos cavaleiros da CCAV3419, não só pela emoção de que se revestiu, mas sobretudo pelo significado do acto em si. Ninguém fica indiferente, e estou certo que a própria família do Celestino se sentirá honrada por ver o ente querido rodeado e lembrado por muitos daqueles que tantas vezes o acompanharam pelas “picadas do Maiombe”.

Depois destes momentos foi necessária a respectiva descompressão e julgo que essa foi bem conseguida na Quinta do Lago/Alferrarede. Aí sim já pudemos dar azo à alegria que sentíamos por nos voltarmos a ver. As fotos, slides e filmes ajudaram a memória e transportaram-nos para alguns anos e quilos atrás. Foi bonito, mesmo muito bonito e agora só poderemos dizer: Até para o Ano Camaradas.

J.Guimarães

PS: O meu muito obrigado a todos os que contribuíram para este dia memorável. Eles sabem quem são.

1 comentário:

  1. Obrigado GUIMAS...
    Pelo incentivo que me tens dado e pela colaboração prestada ao nosso blog.
    um abraço

    ResponderEliminar