Camaradas
Encontros de comemoração são sempre lugares de emoções, alegria, saudades enfim uma série de sentimentos que se misturam e que dizem bem daquele desejo “invisível” de estarmos juntos, de nos vermos, abraçar-nos, de sentirmos quão importante é até para a nossa identidade, trocarmos impressões sobre a vida, sobre a família, o trabalho e recordar os bons e os maus momentos que passámos em Angola.
Porém, quis Deus que alguns se fossem prematuramente apeando deste imenso “autocarro” que é a vida e de cujas janelas vamos podendo ver o tempo passar, os filhos crescer e ao mesmo tempo cuidarmos da memória, sem a qual a nossa existência seria vazia e até desprovida de sentido.
Por tudo isto a ida ao cemitério de Alcaravela constituiu um importante marco na vida da Companhia de Cavalaria 3419, que alguns, felizmente muitos, querem que se mantenha viva e presente. Ao homenagearmos os nossos mortos estamos a vincar bem um nobre sentimento militar de que “nunca se abandona um Camarada”. Assim, aquele “encontro” com o soldado Celestino Bento foi talvez o episódio mais bonito de todos os vivenciados pelos cavaleiros da CCAV3419, não só pela emoção de que se revestiu, mas sobretudo pelo significado do acto em si. Ninguém fica indiferente, e estou certo que a própria família do Celestino se sentirá honrada por ver o ente querido rodeado e lembrado por muitos daqueles que tantas vezes o acompanharam pelas “picadas do Maiombe”.
Depois destes momentos foi necessária a respectiva descompressão e julgo que essa foi bem conseguida na Quinta do Lago/Alferrarede. Aí sim já pudemos dar azo à alegria que sentíamos por nos voltarmos a ver. As fotos, slides e filmes ajudaram a memória e transportaram-nos para alguns anos e quilos atrás. Foi bonito, mesmo muito bonito e agora só poderemos dizer: Até para o Ano Camaradas.
J.Guimarães
PS: O meu muito obrigado a todos os que contribuíram para este dia memorável. Eles sabem quem são.
Obrigado GUIMAS...
ResponderEliminarPelo incentivo que me tens dado e pela colaboração prestada ao nosso blog.
um abraço